www.astronomiaamadora.net
Home | História | O Sistema Solar | O Universo | Astronáutica | Biografias | Download | Telescópio Hubble
  Ofertas Shopping UOL Binóculo no Shopping UOL Oculares no Shopping UOL Lunetas no Shopping UOL Telescópios no Shopping UOL  
 

top left top right
 

HISTÓRIA

Astronomia atravÉs dos tempos

Pintura rupestre em caverna na França, região de Lascaux

A vida humana está associada a fenômenos astronômicos e a ciclos naturais, como o ano e o dia, que permitiram a elaboração dos calendários civis e religiosos, nos quais as grandes festas universais, como a Páscoa, o Natal, etc., constituem reminescências astronômicas de grande importância histórica e econômica para a época em que foram instituídas. Muitas dessas tradições de origem pagã foram absorvidas pelas religiões atuais do mundo Ocidental. A grande maioria dos foliões do nosso Carnaval, ao se divertirem, desconhecem que estão inconscientemente fazendo apelo a uma reminescência astronômica de origem solar!

De fato, desde a mais remota Antiguidade, a importância dos astros foi enorme na vida econômica e social da humanidade. Como não possuíam um calendário preciso que lhes permitisse prever com segurança a ocorrência do início das estações e, portanto, a época da semeadura e colheita, os povos primitivos eram - em especial os camponeses - obrigados a observar o Céu. Em função de determinadas estrelas apresentarem brilho muito intenso, sabiam com antecedência quando iria ocorrer a chegada da primavera, do verão, do outono e do inverno.

Céu noturnoPor outro lado, a observação astronômica, além de ser motivada pela sua principal atividade econômica - a agricultura - era estimulada também pela ausência de luz nos grandes centros da época, o que facilitava muito a observação dos astros. Com efeito, a intensa iluminação das cidades modernas tem afastado o antigo hábito de observar o Céu. Assim, ofuscados pelas luzes, não vemos os astros, que regem nossa vida social em virtude de uma série de tradições de origem astronômica que foram estabelecidas pelas civilizações que nos antecederam.

A astronomia é a mais antiga das ciências. Existem evidências de observações astronômicas entre os povos pré-históricos. Na verdade, ao estudar os sítios megalíticos, como o Círculo de Stonehenge, na Inglaterra, e os Alinhamentos de Carnac, na Bretanha, os astrônomos e arqueólogos chegaram à conclusão de que os alinhamentos e círculos de menires serviram de autênticos observatórios lunares e solares.

Ao aceitarmos os resultados dessas pesquisas, somos obrigados a concluir que os conhecimentos astronômicos dos homens do Neolítico foram muito mais avançados do que até recentemente se supunha. Assim, os astrônomos ingleses Gerald Hawkins (1928-2003) e Fred Hoyle (1915-2001) vêem, em Stonehenge, um enorme computador destinado à previsão de eclipses na Idade da Pedra.

  Próxima »
 
bottom left bottom right

Ir para:

Bookmark and Share
2009 - Ano Internacional da Astronomia
 

Principal

Outros conteúdos

Sobre nós...

Assine nosso Feed RSS
© 2017 Astronomia Amadora.net - Todos os direitos reservados